top of page
  • Foto do escritorFernanda Valentim

QUAL POSTURA É A CORRETA PARA MINHA COLUNA?

Quando se fala em dor na coluna, a primeira pergunta que me fazem nesses 8 anos de atendimento é sobre postura. E a ideia, geralmente, é que a má postura seja a principal causa da dor nas costas. Mas, será que a postura justifica tudo? Afinal, qual é a postura correta?


O conceito da postura correta geralmente é associado a ficar com nosso corpo totalmente alinhado, reto (e imóvel). Mas ninguém fala a realidade: sustentar essa tal da “postura correta” por longos períodos é totalmente inviável. E definitivamente não fomos feitos para isso, para ficar parado, sustentar posições por um tempo grande. Isso é inalcançável.


Você pode até ficar na “postura correta”, com “tudo retinho”, mas se permanecer nessa posição por mais de 1 hora...acredite: a dor dá as caras!


E então, podemos comprovar que nosso corpo (e principalmente a coluna) gosta de movimento!

Sugiro trocar o pensamento que “postura errada” causa dor na coluna, para um novo: “sedentarismo e falta de movimento físico causa dor na coluna!”.


E então, quando me perguntam sobre qual a postura correta para as costas eu digo seguramente: A melhor postura é a próxima!


Encaminhe para alguém que precisa ler sobre esse assunto!


Fernanda Valentim Fisioterapeuta e Acupunturista CREFITO 3/228263-F (11) 952490129 @fernandavalentim.fisio

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TODA DOR NAS COSTAS PRECISA DE EXAME DE IMAGEM?

Esse é um dos questionamentos frequentes a quem procura atendimento aqui no consultório: posso dar início a um tratamento sem exame de imagem? Segundo um guia médico para dor nas costas, a solicitação

JÁ PASSOU TANTO TEMPO, POR QUE AINDA SINTO DOR?

Em pessoas que sentem dor por longos períodos, é comum este questionamento. E aí a explicação que se dava há semanas atrás, devido à um processo inflamatório ou estiramento muscular ou compressão do n

Comments


bottom of page