top of page
  • Foto do escritorFernanda Valentim

POR QUE MEU CORPO DÓI QUANDO PARO DE FAZER ATIVIDADE FÍSICA?

Eu já me deparei várias vezes com essa frase: “Fernanda, faço atividade física há bastante tempo, meu corpo estava ótimo, sem dor! Parei de fazer por 1 mês, por conta das férias, e a dor voltou TUDO!”.

Primeiramente, saibam que eu simpatizo com a indignação de vocês. Rsrs Mas precisamos entender alguns efeitos do exercício físico e da falta de atividade física no nosso corpo.

Para o nosso corpo se adaptar a um novo exercício, ele precisa de cerca de 3 semanas. Neste período, suas células estão trabalhando muito com o objetivo de reorganizar os seus músculos, tendões e ligamentos para te ajudar com aquele novo esforço que a atividade física está provocando no seu corpo.

Se isso acontece enquanto você faz exercício físico, quando você para, ocorre justamente o contrário. Três semanas de sedentarismo já é o suficiente para você perder massa muscular e flexibilidade.

Daí a importância da regularidade dos exercícios, não adianta fazer uma vez na semana, depois de 15 dias fazer mais 3 vezes, e aí para de novo por mais 20 dias.

O corpo não se adapta desta forma, aliás, grande parte das lesões se iniciam assim.

Exercício físico é pra vida!

Deixa eu te ajudar a se movimentar.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TODA DOR NAS COSTAS PRECISA DE EXAME DE IMAGEM?

Esse é um dos questionamentos frequentes a quem procura atendimento aqui no consultório: posso dar início a um tratamento sem exame de imagem? Segundo um guia médico para dor nas costas, a solicitação

JÁ PASSOU TANTO TEMPO, POR QUE AINDA SINTO DOR?

Em pessoas que sentem dor por longos períodos, é comum este questionamento. E aí a explicação que se dava há semanas atrás, devido à um processo inflamatório ou estiramento muscular ou compressão do n

Comments


bottom of page