top of page
  • Foto do escritorFernanda Valentim

JÁ PASSOU TANTO TEMPO, POR QUE AINDA SINTO DOR?

Em pessoas que sentem dor por longos períodos, é comum este questionamento. E aí a explicação que se dava há semanas atrás, devido à um processo inflamatório ou estiramento muscular ou compressão do nervo já não fazem tanto sentido assim. Mas a dor é real. Como ela persiste?

Geralmente, após um tempo (no máximo 3 meses), não temos mais dor por lesão ou dano ao tecido (como da hérnia, ou tendinite por exemplo), ou seja, a dor persiste por outros mecanismos. E eles são uma adaptação do nosso corpo frente à dor.

Depois de tanto tempo sentindo dor, seu corpo se adapta como forma de te proteger de uma possível ameaça AMPLIFICANDO qualquer tipo de estímulo; desta forma, um estímulo que antes não era doloroso, passa a ser pois seu sistema corporal (tecido nervoso e muscular) está sensibilizado.

Um exemplo disto é o movimento de agachar-se. Este movimento é natural e necessário para várias atividades do dia a dia, entretanto, se foi neste movimento que você sentiu aquela fisgada na coluna e travou, pode ser que você tenha mais dificuldade em realizar este movimento e também seja mais sensível a ele.

Nestes casos, o exercício tem o poder de ajustar este sistema que está sensibilizado. É como se, durante o exercício seu corpo entendesse que aquele movimento é normal, que não causa dano. E assim, vamos MODULANDO a dor. Diminuindo aquela mensagem de dor que estava amplificada.

Exercício é remédio, e os efeitos dele são incríveis para o corpo e mente.


Fernanda Valentim Fisioterapeuta  e Acupunturista

CREFITO 3/228263-F

(11) 95249-0129

@fernandavalentim.fisio

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TODA DOR NAS COSTAS PRECISA DE EXAME DE IMAGEM?

Esse é um dos questionamentos frequentes a quem procura atendimento aqui no consultório: posso dar início a um tratamento sem exame de imagem? Segundo um guia médico para dor nas costas, a solicitação

IMPACTO FAZ MAL PARA A COLUNA?

Dentre as muitas dúvidas que envolvem a saúde da nossa coluna vertebral esta aqui ganha: Será que o impacto provocado por caminhadas, agachamentos ou até mesmo esportes como corrida, faz com que eu te

Comentarios


bottom of page