top of page
  • Foto do escritorFernanda Valentim

DOR IRRADIADA: O QUE É ISSO AFINAL?

Você já sentiu uma dor e parece que ela "andava"? Como se começasse a dor num local e alcançasse outro? Chamamos este tipo de dor de “dor irradiada”. E esta é uma queixa bastante comum aqui no consultório em Osasco, durante as sessões de fisioterapia. Vem saber um pouco mais.

Toda dor é sentida por um nervo e todo nervo é uma ramificação de uma raiz nervosa. fazendo um paralelo, podemos imaginar um tronco de árvore (raiz nervosa) que tem suas ramificações através de galhos (que são os nervos). Desta forma, se uma raiz nervosa estiver inflamada, ela pode irradiar a dor para todo o seu trajeto nervoso.

Esta é uma queixa bastante comum em dores provocadas por hérnia de disco e também em pontos gatilhos musculares, e a fisioterapia é uma excelente opção de tratamento. Em casos de hérnia, a raiz nervosa pode ficar inflamada e a dor se irradiar em todo aquele nervo; sendo que cada trajeto de dor determina o nervo acometido. por exemplo, se a dor irradia pela parte de trás da perna o nervo acometido é um, agora se a dor irradia pela lateral já é outro, e assim por diante.

Durante a fisioterapia, realizo uma avaliação criteriosa, com testes físicos específicos para identificar o trajeto de dor e, claro, uma escuta ativa para entender melhor a sua história. A fisioterapia tem muito a fazer por você.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TODA DOR NAS COSTAS PRECISA DE EXAME DE IMAGEM?

Esse é um dos questionamentos frequentes a quem procura atendimento aqui no consultório: posso dar início a um tratamento sem exame de imagem? Segundo um guia médico para dor nas costas, a solicitação

JÁ PASSOU TANTO TEMPO, POR QUE AINDA SINTO DOR?

Em pessoas que sentem dor por longos períodos, é comum este questionamento. E aí a explicação que se dava há semanas atrás, devido à um processo inflamatório ou estiramento muscular ou compressão do n

Comments


bottom of page