top of page
  • Foto do escritorFernanda Valentim

AFINAL, O QUE É HERNIA DE DISCO?

A imensa maioria dos problemas na coluna que chegam ao meu consultório de fisioterapia em Osasco, a hérnia de disco é o diagnóstico mais falado dentre meus clientes. Mas será que ela realmente é a causa da dor na coluna?

O disco vertebral é uma parte da coluna formada de um tecido mais mole que o osso e que serve para absorver impactos do nosso movimento. Quando uma parte desse tecido sai e fica fora do disco, essa condição se chama: Hérnia de disco.

Essa hérnia pode aparecer tanto em casos agudos, o famoso “fui pegar algo no chão, quando voltei, travei da coluna”, ou mesmo durante o envelhecimento natural do corpo, e aí nem sempre a hérnia é a causa da dor.

Um estudo bem interessante quis observar se todos os indivíduos que tem hérnia de disco sentem dor na coluna. E o resultado comprovou que mesmo em pessoas sem dor, a hérnia de disco é apontada na ressonância magnética. Interessante, não?

Desta forma, o tratamento para hérnia de disco com fisioterapia depende de uma avaliação específica da história do paciente (se já sentiu dor antes, qual idade, nível de atividade física, qual o momento em que a dor iniciou), o tipo de dor (em queimação, formigamento, pontada, pressão), o trajeto nervoso (vai até o pé, fica só na lombar, vai para a frente da coxa) e principalmente uma avaliação física bem feita. Este é o caminho certeiro para um bom tratamento de coluna com fisioterapia.

Minha avaliação fisioterapêutica da dor na sua coluna vai muito além do resultado da ressonância magnética. Se você tem dor na coluna lombar, já passou em vários tratamentos com fisioterapia e não viu resultado: deixa eu te ajudar!



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TODA DOR NAS COSTAS PRECISA DE EXAME DE IMAGEM?

Esse é um dos questionamentos frequentes a quem procura atendimento aqui no consultório: posso dar início a um tratamento sem exame de imagem? Segundo um guia médico para dor nas costas, a solicitação

JÁ PASSOU TANTO TEMPO, POR QUE AINDA SINTO DOR?

Em pessoas que sentem dor por longos períodos, é comum este questionamento. E aí a explicação que se dava há semanas atrás, devido à um processo inflamatório ou estiramento muscular ou compressão do n

Comentarios


bottom of page